
Aprovado projeto que altera regras de vôlei de praia em competições promovidas pela Fesporte
Foi aprovado na terça-feira (08) o projeto de lei 0492/2023, de autoria do deputado Mauro De Nadal (MDB), que altera as regras da modalidade de vôlei de praia nas competições intermunicipais promovidas pelo Sistema Desportivo Estadual de Santa Catarina, através da Fundação Catarinense de Desporto – Fesporte.
De acordo com a proposta, fica restringida a participação de atletas registrados por entidade de administração esportiva nacional ou internacional não estabelecidas no Estado de Santa Catarina.
Como explica o deputado Mauro, o projeto visa valorizar o esporte em Santa Catarina e incentivar a qualificação dos atletas catarinenses. De Nadal também vê a possibilidade de ampliação do projeto para outras modalidades. “Com certeza, teremos outras modalidades reivindicando que seja dado a eles também esse direito de competirem entre atletas catarinenses”.
Saiba mais: clique aqui
O que muda
O projeto complementa o artigo 1 da Lei nº 13.622, de 2005, que restringe os atletas registrados por entidade de administração esportiva nacional ou internacional não estabelecidas no Estado de Santa Catarina a dois competidores, observado o limite de 50%, em todas as modalidades (duplas, individual e coletivo). Com a adição, fica vedada, na modalidade de vôlei de praia, a participação de atletas não registrados no estado.
A justificativa está no fato de a modalidade ser disputada em duplas e a participação de “estrangeiros”, mesmo na proporção de 50%, criaria vantagem excessiva perante aos demais competidores. “Essa é uma discussão que existe desde meus tempos de atleta”, comenta Mauro De Nadal.