Artigo: Debate ampliado sobre segurança escolar
A primeira resposta para melhoria da segurança nas escolas de Santa Catarina é a presença de policiais armados nas unidades da rede estadual e municipais. A proposta de uma ação célere foi intermediada entre o governo e o parlamento estadual.
A aprovação do projeto de lei do executivo contou com o apoio unânime dos deputados estaduais e tramitação conjunta imediata em cinco comissões técnicas, antes da aprovação no plenário, tudo no mesmo dia em que a matéria chegou na Assembleia Legislativa.
A expectativa é que, já em maio, o contingente de policiais militares da reserva possa melhorar a sensação de segurança nas escolas para pais, alunos e professores. Os chamados Ctisp são agentes com treinamento e identificação com a segurança da comunidade.
Agora seguem estudos sobre ajustes que possam ampliar a abrangência desta ação. E a atividade parlamentar se volta para um segundo projeto, mais amplo, que pretende trabalhar a cultura da paz e harmonia, em favor da melhoria do ambiente e sensação de integração na comunidade escolar.
Um roteiro de audiências regionais com pauta objetiva na questão das melhorias de condições das escolas para o fim específico da proposta está em estruturação. Além disso, a participação de profissionais especializados na saúde mental como apoio para a elaboração de uma visão humanizada no trato da questão pretende qualificar a linguagem capaz de criar adesão de propostas, especialmente entre os estudantes.
O cronograma de trabalhos irá viabilizar um projeto integrado capaz de obter a chancela unitária do parlamento, com participação de todas as entidades envolvidas para a construção coletiva da comunidade catarinense em resposta à sensação de insegurança e marco de mudança no sentimento da sociedade em defesa de nossos estudantes. Essa é a nossa meta.
Deputado Mauro de Nadal
Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina