Internet no campo e armazenamento de água são temas da Bancada do Oeste
Internet rural e políticas de estímulo ao armazenamento de água, para evitar danos causados por estiagem, foram temas de reunião, nesta quarta-feira (6), conjunta da Bancada do Oeste com a Comissão de Ciência e Tecnologia, com participações das secretarias da Fazenda, Agricultura, Ciência e Tecnologia e Inovação, da Celesc e Epagri.
Ficou definido que a Assembleia Legislativa deverá construir com o governo a adequação de legislação específica, para permitir a cessão de postes no meio rural para o cabeamento de fibra óptica. A solicitação parte de prefeituras e empresas provedoras de internet e interessa diretamente à política de fixação do jovem no meio rural e para a modernização da administração das propriedades.
Na questão da política de reservação de água, foram apresentados números do programa Prosolo, que este ano investe R$ 31,5 milhões em 169 municípios, financiando 889 projetos. A construção de açudes, poços artesianos e instalações de cisternas visa o combate às estiagens constantes no Oeste.
O projeto do Plano Plurianual 2024/2027 pretende alocar no Programa Água no Campo R$ 428,45 milhões. O projeto orçamentário do próximo ano, que já se insere no PPA, deve ser enviado pelo governo ao parlamento estadual nas próximas semanas.