SC tem definidos novos prazos para o plantio de soja
By Comunicação Mauro de Nadal

SC tem definidos novos prazos para o plantio de soja

O plantio de soja em Santa Catarina teve prazo alterado por portaria da Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura publicada semana passada, ampliando os períodos de semeadura em atenção à solicitação de órgãos de defesa sanitária, com justificativas técnicas sobre a necessidade de aumento dos períodos anteriormente estabelecidos.

A portaria SDA/MAPA de número 886 foi publicada no dia 15 de setembro. A medida se dá em função de características geoclimáticas e arranjos produtivos em algumas regiões específicas, principalmente para os casos em que a soja é cultivada como segunda safra. O Departamento Estadual de Defesa Vegetal (DEDEV) da Cidasc apresentou argumentos que auxiliaram na revisão dos prazos iniciais.

Na região Oeste, o plantio de soja está autorizado no período de 2 de outubro a 30 de janeiro de 2024. No sul catarinense, de 13 de outubro a 10 de fevereiro. As demais regiões também têm limite de plantio em 30 de janeiro.

Controle sanitário

O calendário é estabelecido a cada safra, estabelecendo o cronograma por região. Ele faz parte das medidas sanitárias para controle da ferrugem asiática da soja, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, de modo a racionalizar a aplicação de fungicidas e evitar a resistência do fungo aos insumos.

Ao estabelecer um prazo máximo para o plantio, é possível fazer a colheita em todo o estado em um determinado período e implementar o vazio sanitário. Sem o vegetal hospedeiro, o fungo tem mais dificuldade para se disseminar, contribuindo para uma menor incidência da ferrugem asiática na safra seguinte e menor necessidade de aplicação de fungicidas, com ganho econômico para o agricultor.

  • No Comments
  • 18 de setembro de 2023

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *