
Encontro em Belém trata da participação dos legislativos estaduais na COP 30
Discutir a participação dos parlamentos estaduais na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorre entre os dias 10 e 21 de novembro, em Belém/PA. Esse é o objetivo do encontro que será realizado nesta quinta-feira, 24, na capital paraense com o colegiado de Presidentes das Assembleias Legislativas do Brasil e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.
A Assembleia Legislativa de Santa Catarina será representada pelo ex-presidente e coordenador da Frente Parlamentar de fortalecimento da COP 30, deputado estadual Mauro De Nadal (MDB). Na ocasião, o grupo também fará visitas ao Escritório Oficial da COP 30 e a obras que visam melhorar a infraestrutura para a realização da conferência.
Como explica De Nadal, além de discutir a participação dos legislativos estaduais no evento, a ideia é também entender o que cada estado está planejando apresentar na conferência.
“Precisamos enxergar a COP 30 não só como um desafio, mas como uma oportunidade. Um espaço para buscarmos recursos para questões como compensação ambiental para quem preserva e ampliação da cobertura de saneamento básico, por exemplo. Por isso, reuniões preparatórias assim são muito importantes para realizarmos uma articulação conjunta que gere benefícios para os estados que contribuem com a produção sustentável, como é o caso de Santa Catarina”, afirma De Nadal.
Modelo produtivo catarinense
De acordo com o Instituto de Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), 38% do território catarinense é coberto por mata nativa. Além disso, em 2023, Santa Catarina registrou uma redução de 86% no desmatamento da Mata Atlântica, o que representa a maior redução entre todos os estados abrangidos pelo bioma.
Em contrapartida, o estado ocupa o 2º lugar no ranking de competitividade entre os estados do Brasil (apenas atrás de São Paulo), e 30% do Produto Interno Bruto catarinense é proveniente do agronegócio.
Durante o encontro com os demais representantes dos parlamentos estaduais, que ocorre na sede da Assembleia Legislativa do Pará, o deputado Mauro De Nadal terá um espaço para apresentar o modelo produtivo catarinense e o trabalho que a Alesc tem feito com foco na conferência.
Ainda está previsto um encontro entre o governador do Pará, Helder Barbalho, e o deputado Mauro De Nadal. Na ocasião, o parlamentar catarinense convidará o governador para vir a Santa Catarina para falar sobre a COP 30.