Projeto aprovado garante sessão de cinema especial adaptada para autistas e portadores de deficiências
A Assembleia Legislativa aprovou essa semana projeto de lei de autoria do deputado Mauro De Nadal (MDB), que torna obrigatória a programação de sessões de cinema adaptadas para autistas e portadores de deficiências cognitivas.
A proposta prevê que as salas de exibição de cinema promovam uma sessão por mês para esse público e seus acompanhantes, com ambientação de luz e som adequados, com preço do ingresso habitual. O projeto de lei tramitou nas comissões técnicas do parlamento estadual, inclusive a de Direito da Pessoa com Deficiência Foi aprovado em plenário por unanimidade durante a etapa do programa Alesc Itinerante realizada em Chapecó. O projeto aprovado pela Assembleia Legislativa agora segue para a sanção do governador.
Mauro De Nadal também é autor das leis que determinaram a criação da carteira estadual de identificação do autista, e de outra, que torna permanente a validade do laudo médico que certifica o autismo. A primeira garante prioridade no atendimento em serviços públicos A segunda, evita transtornos para familiares, quando existia a obrigatoriedade da renovação anual de laudos, para um distúrbio de neurodesenvolvimento considerado permanente.
A seguir, o comentário de Renato Igor, exibido dia 28/11/2024 no programa Bom dia Santa Catarina, da NSC TV