Qualificação profissional é chave para transformar o Oeste de SC
A concessão do inédito título de Doutor Honoris Causa pela FAI-UCEFF ao deputado Mauro De Nadal é interpretada pelo homenageado como reconhecimento por sua atuação política em defesa da região. É o primeiro representante do extremo-oeste que chega à presidência da Assembleia Legislativa, recém eleito, pela segunda vez, para comandar um dos principais poderes do Estado.
Em seu discurso, Nadal citou ações políticas em que atua atento aos interesses locais e disse que a FAI-UCEFF também tem essa sintonia, ao oferecer cursos voltados à realidade oestina: “A visão estratégica, tecnológica e inovadora está na sua linha de planejamento. Percebo que sua meta é a formação de profissionais habilitados para contribuir com a promoção, o crescimento e a valorização do mercado de trabalho regional”.
“A formação do cidadão está cada vez mais relacionada à evolução tecnológica, que determina os contornos do exercício profissional contemporâneo”, disse Nadal. “O planejamento eficaz de programas de formação não pode estar apenas atento a objetivos sociais e econômicos, mas ao desenvolvimento de capacidades direcionadas à satisfação e aos interesses da sociedade em geral”.
Na parte final de sua fala, Nadal deu ênfase à prioridade para o desenvolvimento sustentável: “Podemos colocar essa questão de forma prática em dois triângulos, envolvendo interesses econômicos, sociais e ambientais, ou, de outra forma, na sinergia da sociedade, interesses das empresas e a ação do Estado, conectadas com as propostas da Organização das Nações Unidas para o desenvolvimento sustentável. Educação inclusiva e equitativa de qualidade, e a promoção de oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, em favor do desenvolvimento com equilíbrio, pela superação de antagonismos e por um caminho voltado ao progresso social”.
Com um discurso motivador, inclusive para os jovens que decidam participar da política como uma oportunidade de mudar a sociedade, Mauro De Nadal disse que tem a expectativa de que seu exemplo e a homenagem recebida em Itapiranga possam “inspirar os jovens que acreditam na possibilidade de ocupar espaços em nossa sociedade e lutar por transformações, de suas vidas e da comunidade, em especial de nossa região Oeste”.