Mauro destaca importância da modernização portuária em Dubai
By Comunicação Mauro de Nadal

Mauro destaca importância da modernização portuária em Dubai

A visita ao complexo portuário Jebel Ali Port, em Dubai, considerado o 9º maior do mundo, impressionou a comitiva catarinense em visita aos Emirados Árabes Unidos. O porto movimenta 14 milhões de contêineres ao ano.

O porto atende cerca de 3 bilhões de pessoas em diferentes continentes e conta com 10 mil empresas, todas movidas a energia solar.

O vice-diretor executivo da empresa DP World, Mohammed Al Muallem, recebeu a comitiva. A empresa administradora do Jebel Ali Port é uma multinacional de logística e movimenta 10% do comércio portuário mundial.

O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB) avaliou a visita como fundamental para conhecer o processo de modernização que pode ser aprimorado nos portos de Santa Catarina.

“Para se ter uma ideia, a liberação de um contêiner leva entre 15 e 30 minutos apenas. Isso porque antes mesmo de o navio chegar ao porto, as notas fiscais são enviadas à alfândega, que já indica o que quer inspecionar. Isso agiliza imensamente o processo, que é todo sem papel”, explica.

De Nadal destacou que Santa Catarina é um estado exportador e, por isso, precisa ter essa agilidade. “Isso pode fazer com que os nossos produtos ganhem em competitividade, gerando mais emprego, renda e arrecadação.”

O governador Jorginho Mello considerou que a apresentação feita pela comitiva é fundamental para que empresas que buscam fazer grandes investimentos possam sentir segurança e vislumbrar oportunidades de negócio em Santa Catarina. Segundo ele, o propósito é buscar bons exemplos, “soluções ao redor do mundo”.

Porto de Itajaí na mira de investidores

Durante a reunião, os representantes da DP World destacaram que acompanham a situação dos portos catarinenses, e que têm interesse no Porto de Itajaí.

Conforme o diretor Global de Operações de Portos e Terminais da empresa, Tiemen Meester, a DP World deve entrar na disputa pela concessão do Porto Itajaí, o que deve ocorrer em no máximo dois anos. Atualmente, o porto é gerido por uma concessão provisória.

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  • 21 de fevereiro de 2024

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